sexta-feira

"Operação Dominó" de Luís Miguel Ricardo

Publicada por Ana Isabel Pedroso

 
  Título: Operação Dominó

Autor: Luís Miguel Ricardo

Páginas: 325

Editora: Lugar da Palavra



Sinopse:
A pacatez de uma aldeia do interior alentejano é subitamente abalada por um crime de contornos vingativos. Com uma vítima mortal e um suspeito em fuga, a equipa da O.S.I.C. (Organização Secreta de Investigação Criminal) entra em campo. O que, à partida, parecia um delito de fácil resolução revela-se, com o avançar das pesquisas, numa complexa e perigosa teia de coincidências e equívocos premeditados. O desenrolar da trama alterna entre dois cenários principais: um Alentejo profundamente rural e a região de New England, nos Estados Unidos da América.

Crime, drama, intriga, comédia, drogas, prostituição, Educação e Formação de Adultos, investigação criminal, cultura e tradições de um Alentejo profundamente rural, tradições e cultura de uma América do norte a descobrir, são alguns dos ingredientes chave deste “romance policial com rosto humano”.

“Em Operação Dominó, mais do que o deslindar de um crime, Luís Miguel Ricardo deslinda pessoas. Débeis seres humanos feitos e refeitos na rudeza dos dias, aonde a mais banal das ocorrências se traduz nas únicas conversas possíveis. Aonde a dor e a alegria de uns se materializa eternamente na voz de outros. Enquanto leitores estamos situados num interior do país que o autor, propositadamente, desprovido de quaisquer artifícios de linguagem, põe a cru … o do interior das pessoas que vivem fragilizadas de existirem apenas na geografia que os viu nascer, crescer e morrer.”
Jorge Serafim – Contador de histórias


Sobre o autor:
Luís Miguel Ricardo nasceu a 25 de Junho de 1973, em Ferreira do Alentejo.
Licenciado em Filosofia da Cultura e Formação Educacional pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Pós-Graduado em Ciências Criminais pela Universidade Moderna; Pós-Graduado em Educação e Formação de Adultos pela Universidade do Algarve.
Entre 1997 e 2000, foi Diretor das publicações “Fazedores de Letras” e “Éthos, Revista de Letras”. Atualmente, é colaborador assíduo no Jornal de Ferreira.

Da sua carreira no campo das letras criativas destacam-se dois segundos lugares em concursos literários nacionais e a publicação dois livros na modalidade de romance e a coordenação de um projecto literário: Prémio Literário Lindley Cintra, promovido pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1996, com o conto Enigma Final; Prémio Nacional Literário Fialho de Almeida, em 2005, promovido pela Câmara Municipal de Cuba, com o título Fado Sambado; o livro Ritos do Desespero, publicado em 2006 pela editora Campodosmedia; o livro Operação Dominó, publicado em 2009 pela editora Lugar da Palavra; o livro Heróis à Moda do Alentejo, publicado em 2010 pela editora Lugar da Palavra.

Pode ainda visitar o blogue do livro, aqui: http://www.operacaodomino.blogspot.com/


A minha opinião:
Se quer divertir-se e ao mesmo tempo tentar descobrir o que aconteceu na Barragem da Desgraça, então delicie-se a ler "Operação Dominó" !!!

Ler este livro passa por ser uma aventura, no minímo surreal, pois aqui vai encontrar de tudo. Desde os falares alentejanos, nús e crús (mode quem?), o lado educativo (Cursos EFA), o lado policial (O.S.I.C. - Organização Secreta de Investigação Criminal), entre outros.
Este livro contém cenas totalmente hilariantes, onde, por muito que se tente, não se consegue parar de rir, como é o caso da cena do casal de alentejanos no Aeroporto de Lisboa. Não dá para descrever, mas sim para ler e imaginar a cena ao vivo. E depois imagine o leitor, que por acaso está a ler a cena num lugar público a figura que faz. Eu passo a explicar, eu quando li a dita cena, estava na pastelaria e a minha sorte é que estava vazia, sem clientes, só com o dono atrás do balcão e acho que ele não deu por nada. Soltei uma gargalhada, em volume ligeiramente alto, olhei para cima e vi que estava só e continuei a minha leitura, mas a rir que nem uma perdida.

O lado policial contém aquele suspense próprio, sendo revelado só mesmo o essencial. No final, os criminosos são aquelas personagens nunca antes apontadas para tal feito.

Achei curioso, o autor falar nos Cursos EFA e de toda a temática que faz parte dos mesmos. Hoje em dia que se fala tanto em que a Educação esteja alcance de todos, sejam jovens ou menos jovens.

0 comentários:

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare