quinta-feira

"A Criança e o Medo de Aprender" de Serge Boimare

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Que força misteriosa leva crianças inteligentes e curiosas a não utilizar, no enquadramento escolar, os meios de que dispõem?


Para além de se pôr em causa o sistema e os métodos pedagógicos, apercebemo-nos de que é a própria situação de aprendizagem que desencadeia medos que perturbam a organização intelectual. O confronto com as regras e a autoridade, o encontro com a dúvida e a solidão, inerentes aos processos de aprendizagem e do pensamentom despertam então uma inquietação demasiado profunda contra a qual é ilusório querer lutar com os instrumentos pedagógicos habituais. Aprisionar os medos, dar-lhes uma forma aceitável pelo pensamento a fim de não determinarem a ruptura dos procedimentos intelectuais, eis a condição indispensável para reconciliar essas crianças com o saber escolar.


O recurso a temas culturais que podem metaforizar estes receios parece ser um excelente meio para libertar o desejo de saber de percepções pessoais demasiado dominadoras. É nesse sentido que Serge Boimare se apoia nos romances de Júlio Verne para abordar a matemática ou a gramática e na Bíblia ou na mitologia para ensinar a ler e a escrever. Através de exemplos precisos e minuciosos, o autor mostra a que ponto a restauração da função imageante é uma fase indispensável se se quiser ajudar estas crianças que sofrem de dificuldades de aprendizagem, a acederem à dimensão simbólica.
É um livro interessante, onde um professor nos relata a sua experiência com alunos, com alguma dificuldade na aprendizagem.

2 comentários:

Clara Cristino on 14:36 disse...

Gostei muito de lê-lo!

Maria Nonato disse...

Estou anciosa para lê-lo. Será de grande ajuda para o meu texto monográfico.
obrigada!

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare