quinta-feira

Saramago

Publicada por Ana Isabel Pedroso

Para o meu post de hoje, tinha pensado falar de música, a música que eu habitualmente ouço, mas resolvi, depois de uma "discussão" familiar, falar de Saramago.

Saramago
, o mesmo que ganhou em 1998 o prémio Nobel da Literatura!
A minha filha, que frequenta o 9º ano, tem no manual de Português um conto, "A Ilha Desconhecida" do Saramago, bom, é horrível!!! O senhor não usa parágrafos, não usa uma linguagem normal, não usa travessão quando são os diálogos, é desmotivante ler um texto escrito por este senhor!!!!
As coisas que eles agora inventam, com planos nacionais de leitura, na minha opinião, não servem de nada.
Os miúdos, hoje em dia, não gostam de ler, quanto mais lerem porcarias, que não têm pés nem cabeça.
Este ano teve de ler Ernest Hemingway, "O Velho E O Mar", outra coisa horrivel, não tinha nexo!

Eu, numa próxima reunião escolar, vou falar nisso, até porque tenho em casa uma filha que gosta imenso de ler. Desde o momento em que aprendeu a ler, que passou a ser uma viciada em livros. Começou por banda desenhada, tipo Luluzinha, depois foram os livros "Os Cinco", da tão famosa escritora Enid Blyton e nunca mais parou.

Hoje em dia, lê uma série de autores, que vai desde a Nora Roberts, Meg Cabot, PD.James, Agatha Christie ... até Mary Higgins Clark.

Agora, digam, será possível, ler Saramago quando se gosta deste tipo de leitura!!!
Eu, que sou eu, não consigo ler Saramago! Nem Hemingway!

Aliás, este último já me tinha sido aconselhado a ler, em "Por Quem Os Sinos Dobram" e eu não passei das primeiras páginas.
Um livro, para mim, tem de me "agarrar" no início, ou então, quando sei à partida que a história é muito interessante, e há livros, que só começam a desenvolver mais para o meio.

4 comentários:

Mike on 13:31 disse...

Idem Idem!

Tive de ler o livro "Memorial do Convento" para o 12º ano, e apesar da historia cativante, o modo de escrita do autor é demasiado complicado para ser considerada uma obra interessante.
Livros desses no 9º ano é absolutamente ridiculo,e so irá afastar mais os alunos da leitura, so invés do planeado.

Fernanda on 03:55 disse...

Eu gosto muito de Hemingway, talves o velho e o mar não seja o ideal para o 9º ano mas o livro é fantástico, não o melhor dele que é o Fiesta ou o Paris é uma festa, mas também é bom.

Anónimo disse...

Não percebo como considera que a sua filha, a frequentar o 9º ano, apenas deve ler o que gosta.
Acho que é uma boa altura para dar a conhecer outras formas de escrita. Ou pensa que lá por se gostar de Agatha Christie não se pode ler Saramago para, pelo menos, ficar a saber como é? Isso é não querer evoluir.

Anónimo disse...

A propósito, se Saramago ganhou o Nobel é porque o merece. A menos que ache que o júri não percebe nada de boa literatura. O problema das pessoas que não gostam da sua escrita é que não têm capacidade para a entender. (Não têm porque não se esforçam para a adquirir. Ainda vai a tempo...)

 

Livros, o meu vício Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare